domingo, 27 de março de 2016

segunda-feira, 21 de março de 2016

ESCOLA E ALUNOS: UM ENCONTRO COM A POESIA

A UP Solar do Acalanto realizou no dia 18 de março a culminância do Projeto intitulado "Nossas crianças entre Toquinho e Vinicius" a atividade resulta de interação entre Sala de leitura e as turmas de CI,  foi uma manhã literária em homenagem ao dia da poesia, aprendizado  lúdico, musicalidades e performance de alunos e professores.

O projeto permitiu a vivência de saberes e sabores da poesia. Ainda consolidou conhecimentos acerca das características  que envolvem a produção textual poética, permitiu o jogo com as palavras a partir das rimas, trabalhou a biografia dos autores  e estimulou potencialmente a formação de crianças leitoras. Viva a poesia!

COORDENADORES E DIRETORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

Nos dias 17 e 18 de março, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu encontros de formação para Coordenadores Pedagógicos e Diretores de escolas, respectivamente, a pauta tratou assuntos relativos a formação Continuada de Professores e a aprendizagem do CI.

Alfabetização, matemática e letramento foram os temas estudados por coordenadores e Diretores, porém a realização e análise da avaliação diagnóstica dos alunos foram a tônica da formação, que destacou a importância de observar o que o alunos já sabe e o que precisa aprender como ponto principal para a organização do trabalho pedagógico da sala de aula pelo professor.
Estudo de texto


A pauta iniciou com estudo de texto, em seguida foi realizada a análise da avaliação diagnóstica dos alunos do CI realizada em fevereiro e reflexão sobre o vídeo. A organização da rotina e a gestão da aprendizagem.

Como atividade final os Coordenadores Pedagógicos e Diretores reuniram-se em grupos de estudo com os formadores que assessoram diretamente as escolas ou Unidades Pedagógicas no sentido de afinar o processo de assessoramento pedagógico e analisar o contexto específico de cada escola, através da interação com os formadores que assessoram diretamente as escolas.
Coordenadores e Diretores em estudo por grupo de assessoramento.


Os encontros marcaram a retomada da formação com Coordenadores Pedagógicos e Diretores em 2016 que tem como meta principal a alfabetização 100% dos alunos de CI matriculados na rede municipal de Belém, até o final do ano letivo em dezembro .







sexta-feira, 11 de março de 2016

TODOS ALFABETIZADOS



Aconteceu no dia 10 de março, no Centro de Formação dos Professores, a primeira reunião de estudo com as professoras que realizam o Projeto Todos Alfabetizados.

O projeto visa integrar alunos com desvio idade/ciclo, nos níveis de aprendizagem que lhe corresponde no sistema escolar. Os alunos permanecem frequentando as aulas de suas turmas regulares, mas passam a integrar durante quatro meses uma turma no contra turno, com 25 alunos não alfabetizados.

Na reunião de estudos foi apresentado o relatório analítico com os resultados do programa em 2015, foi realizado estudos e vivências pedagógicas sobre a metodologia utilizada para alfabetizar os alunos.

A reunião marcou o início das atividades do projeto em 2016, e contou com a participação de 25 professoras que atuarão em 19 escolas. Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação para à melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.

Momento de estudo

Leitura e reflexão
Professoras que participam da formação




Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...