quinta-feira, 7 de abril de 2016

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CICLO I




Professores da Semec participam de Formação no período de 4 a 7 de abril, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realizou encontro de formação continuada para os Professores do CI. Aproximadamente 700 professores do 1º,2º e 3º ano do CI se fizeram presentes. A formação integra as ações da Prefeitura Municipal que, através da Secretaria Municipal de Educação, acompanha a aprendizagem das crianças da Rede Municipal de Belém. 


Os temas Competência Leitora e o Sistema de Numeração foram estudados nesta pauta formativa. O estudo iniciou com a visita à Exposição: Memórias da Alfabetização, na Galeria das Crianças; o acervo contém cartilhas, vestimentas, fotos e objetos utilizados para o ensino da leitura e escrita; essa interação permitiu a reflexão sobre os modos de aprendizagem do “Ontem” e de “Hoje”.

Em seguida, foi realizado o estudo de texto através dos Cadernos que compõem o material do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização. A análise da avaliação diagnóstica dos alunos foi a tônica da formação, que destacou a importância de observar o que o aluno já sabe e o que precisa aprender como ponto principal para a organização do trabalho pedagógico da sala de aula pelo professor.

Como parte do estudo, os professores vivenciaram jogos didáticos, cujo conteúdo é composto por atividades sobre a Consciência Fonológica. Em sequência, com a mediação dos formadores, foi realizado o planejamento de uma semana de aula com atividades de alfabetização, letramento e matemática a partir do estudo de propostas didáticas com a indicação de uso dos jogos e livros infantis do PNAIC/MEC e livro didático.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...