CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PAULO FREIRE - Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Educação de Belém. Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/DIED - Belém/Pará.
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
PROVINHA BELÉM SERÁ DIA PRIMEIRO DE OUTUBRO
Informamos que a Provinha Belém será aplicada dia 01/10/2013 em todas as turmas de CI 3º ano. Mais informações leia:
ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVINHA BELÉM
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
AVISO: Formação 23 a 26 de setembro
O Centro de Formação de Professores informa que não haverá formação para professores do C I (1º, 2º, 3º ano) no período de 16 a 19/09/2013. Em virtude da convocação dos orientadores de estudo para o Curso de 24h, oferecido pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFPA, a formação do Pacto ocorrerá de 23 a 26/09/2013.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
DESCRITORES DA PROVINHA BELÉM AGOSTO 2013
Questão
|
DESCRITOR/ HABILIDADES DE LEITURA
|
1
|
LER PALAVRAS DISSÍLABAS (COM SÍLABA FORMADA POR DUAS LETRAS: CONSOANTE E VOGAL), ESTABELECENDO A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E ESCRITA DA PALAVRA.
|
2
|
LER PALAVRAS TRISSÍLABAS (COM SÍLABAS FORMADAS COM UMA, DUAS E TRÊS LETRAS), ESTABELECENDO A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E ESCRITA DA PALAVRA.
|
3
|
DIFERENCIAR LETRAS DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
|
4
|
IDENTIFICAR PALAVRAS GRAFADAS COM DIFERENTES TIPOS DE LETRAS
|
5
|
IDENTIFICAR PALAVRAS COM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS (TRISSÍLABAS).
|
6
|
LER EXPRESSÃO FORMADA POR TRÊS PALAVRAS, ESTABELECENDO A RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM E A ESCRITA.
|
7
|
ASSOCIAR SÍLABAS INICIAIS EQUIVALENTES A PARTIR DA LEITURA DE IMAGENS.
|
8
|
RECONHECER O NÚMERO DE SÍLABAS QUE FORMAM UMA PALAVRA, IDENTIFICANDO A ESCRITA DOS NUMERAIS POR EXTENSO.
|
9
|
LER FRASE PARA INTERPRETAR A INFORMAÇÃO ASSOCIADA A UMA IMAGEM.
|
10
|
LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLÍCITA NO TEXTO.
|
11
|
LOCALIZAR INFORMAÇÃO NO FINAL DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
|
12
|
IDENTIFICAR A FINALIDADE DO TEXTO COM APOIO DAS CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS DO GÊNERO (CLASSIFICADO).
|
13
|
RECONHECER O ASSUNTO DE UM TEXTO.
|
14
|
IDENTIFICAR A FINALIDADE DO TEXTO COM APOIO DAS CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS DO GÊNERO (RECEITA).
|
15
|
LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLÍCITA NO TEXTO (CARTAZ).
|
16
|
LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLÍCITA NO TEXTO (POEMA).
|
17
|
INFERIR A INFORMAÇÃO DO TEXTO (ADIVINHA), RECONHECENDO O VALOR SONORO DAS LETRAS DA PALAVRA.
|
18
|
IDENTIFICAR O GÊNERO BILHETE A PARTIR DA LEITURA INDIVIDUAL.
|
19
|
RECONHECER O ASSUNTO DE UM TEXTO COM BASE NO TÍTULO.
|
20
|
LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLÍCITA NO TEXTO A PARTIR DA LEITURA SILENCIOSA COMPLETA.
|
DESCRITOR/ HABILIDADES DE ESCRITA DE TEXTO
| |
ESCREVER UM TEXTO COM IDEIA COMPLETA A PARTIR DE UMA CENA, OBSERVANDO: TÍTULO, GÊNERO TEXTUAL, COESÃO, COERÊNCIA, LETRA MAIÚSCULA, CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL, ORTOGRAFIA, PONTO FINAL.
| |
Questão
|
DESCRITOR/ HABILIDADES DE MATEMÁTICA
|
1
|
ASSOCIAR CONTAGEM DE OBJETOS, AGRUPADOS DE FORMA DESORGANIZADA, À REPRESENTAÇÃO DE SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES, MENORES QUE 20.
|
2
|
ASSOCIAR CONTAGEM DE OBJETOS, AGRUPADOS DE FORMA ORGANIZADA, À REPRESENTAÇÃO DE SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES, POR ESCRITO, MENORES QUE 20.
|
3
|
ASSOCIAR CONTAGEM DE OBJETOS, AGRUPADOS DE FORMA
ORGANIZADA, À REPRESENTAÇÃO DE SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES, MENORES QUE 20.
|
4
|
COMPARAR QUANTIDADES ORGANIZADAS PELA CONTAGEM PARA IDENTIFICAR DESIGUALDADE NUMÉRICA.
|
5
|
COMPLETAR SEQUÊNCIA NUMÉRICA NA ORDEM DECRESCENTE.
|
6
|
COMPLETAR SEQUÊNCIA NUMÉRICA NA ORDEM CRESCENTE.
|
7
|
REALIZAR SUBTRAÇÃO SEM APOIO DA IMAGEM.
|
8
|
REALIZAR ADIÇÃO COM APOIO DA IMAGEM.
|
9
|
IDENTIFICAR O VALOR DE CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO.
|
10
|
COMPARAR QUANTIDADES COM APOIO DA IMAGEM.
|
11
|
COMPARAR E COMPLETAR QUANTIDADES.
|
12
|
REALIZAR MULTIPLICAÇÃO COM ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS.
|
13
|
REALIZAR DIVISÃO COM IDEIA DE REPARTIR UMA COLEÇÃO EM PARTES IGUAIS
|
14
|
REALIZAR MULTIPLICAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO RETANGULAR E APOIO DE IMAGEM.
|
15
|
REALIZAR MULTIPLICAÇÃO COM SISTEMA MONETÁRIO.
|
16
|
REALIZAR DIVISÃO COM IDEIA DE METADE.
|
17
|
IDENTIFICAR UMA FIGURA PLANA EM UMA IMAGEM.
|
18
|
RECONHECER AS REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS – ASSOCIAR OBJETO DO MUNDO FÍSICO A REPRESENTAÇÕES DE SÓLIDOS.
|
19
|
IDENTIFICAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM TABELAS.
|
20
|
IDENTIFICAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM GRÁFICOS.
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.
Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...
-
COMPÊNDIO ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MATEMÁTICA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO NAS ...
-
Sequência Didática - Pirata de Palavras - Ciclo I - 1º ano Sequência Didática - "Chuva da Tarde" - Ciclo I - 2º e 3º...
-
Projeto QUALIFICA SEMEC: valorizando e conectando saberes O Qualifica Semec é um programa de formação continuada destinado aos SERVIDORES...