quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Formação de Agosto - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Em agosto, orientadores de estudo do município de Belém realizaram a formação mensal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Nessa formação, os professores alfabetizadores receberam o material da formação, produzido pelo Ministério da Educação.



 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FORMAÇÃO DE PROFESSORES II SEMESTRE

Os 32 orientadores de estudo do município de Belém, que realizam a formação de 615 professores alfabetizadores das escolas da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, participaram da Formação 24h do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, promovida pela equipe do IEMCI/UFPA.

Em Belém, a formação aconteceu dias 7, 8 e 9 de agosto, no Hotel Beira Rio. Todo material e a metodologia estudada na formação serão multiplicados na Formação Mensal de 8h, a partir da próxima semana, pela equipe do Centro de Formação de Professores que já iniciou o estudo e a elaboração das pautas para atender a carga horária de 40 horas, conforme cronograma:

AGOSTO: 19 a 22/08/2013

SETEMBRO: 16 a 20/09/2013 - 23 a 26/09/2013

OUTUBRO: 07 a 10/10/2013 - 21 a 24/10/2013

NOVEMBRO: 11 a 14/11/2013 - 18 a 21/11/2013

DEZEMBRO: 02 a 05/12/2013 - 09 a 12/12/2013

Cada professor alfabetizador deverá frequentar a turma de acordo com o dia e o horário de sua Hora Pedagógica.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Centro de Formação de Professores promove encontro com os diretores



De 12 a 14 de agosto, acontece o encontro com os diretores das escolas municipais de Belém, são três os objetivos do encontro: Apresentar as ações já realizadas na Formação Continuada de Professores do CI; Analisar os resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos de CI no I semestre letivo e Planejar ações para a gestão da aprendizagem no CI no II semestre 2013.
Tendo por foco alfabetizar plenamente 100% dos alunos de CI em todas as escolas, além da análise dos resultados gerais, por escola, da avaliação feita pelos professores em escrita, leitura, produção de texto e matemática, foram também apresentados os resultados da Provinha Brasil, que em 2013 apresentou melhores resultados do que os alcançados em 2012.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, desenvolvida pelo INEP/MEC, do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico que permite analisar os avanços e conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, nas habilidades de leitura e de matemática entre uma avaliação e outra.
Da análise partiu-se para os encaminhamentos das ações do diretor na escola: Acompanhar a distribuição e o uso do Material do Aluno do CI na sala de aula; Incentivar o uso do Material do Pacto: dicionários, livros de história e jogos na sala de aula; Elaborar plano de ação da escola para alfabetizar todos os alunos do CI principalmente do 3º ano; Manter os professores do Pacto (2013-2014) nas turmas de CI.
O encontro foi importante por buscar envolver os diretores nas reflexões sobre a condição do analfabeto na sociedade e a função social da escola em alfabetizar todos os alunos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Alunos aprendem as letras com a sequência didática A Festa do Alfabeto

As orientadoras de estudo, Keila Monteiro e Vania Batista, contam uma experiência didática na alfabetização da E. M. Rotary.

Nos início dos anos 2012 e 2013, ocorreu o “Aniversário do Seu Alfabeto” na Escola Municipal “Rotary”. Trata-se de uma atividade pedagógica das professoras Mara Sena e Rosa Tavares, fruto de uma sequência didática baseada no Livro “O Aniversário do seu Alfabeto”, de Amir Piedade, que explora o alfabeto de maneira lúdica e proporciona ao aluno uma vivência concreta, oferecendo melhores condições didáticas ao professor.
No primeiro ano, três turmas de CI 1º ano participaram do evento que ocorreu na sala de aula, onde o grupo de alunos envolvidos participou ativamente de todo o processo. Todos trouxeram um presente que iniciava com uma letra já fornecida pelas professoras, fato que resultou na construção de um cartaz coletivo com algumas curiosidades. Ao final, foi cantado o “parabéns” ao Seu Alfabeto, personagem do livro, representado por um boneco de pano construído pelas professoras e alunos. 

Em 2013, ocorreu novamente o evento, com três turmas do CI – 1º ano e, desta vez, o “Seu Alfabeto” criou vida e foi representado pelo Professor de Artes da Escola. Cada criança recebeu chapéus coloridos e vinte e seis delas (através de sorteio) tiveram a responsabilidade de representar as letras componentes do alfabeto e presenteá-lo. Antes dos “parabéns”, o grupo cantou um pout-purri de parlendas ao aniversariante, enquanto as letras K, W e Y cuidavam da “segurança” do evento. Em seguida, as letras convidadas foram, uma a uma, direcionando-se ao Seu Alfabeto para dar seu respectivo presente. Logo após, todos cantaram o “parabéns”, comeram o bolo com refrigerante e houve a distribuição de brindes, como cartilhas de “ABC” e brinquedos.
A riqueza desse trabalho consiste nas condições didáticas planejadas pelas professoras para sala de aula com base em atividades de leitura, escrita, fichas didáticas e jogos pedagógicos, como bingos, alfabeto móvel, jogo de memória...etc, para promover aprendizagem dos alunos no sistema alfabético de escrita.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SEMANA DE FORMAÇÃO SUSPENSA


Aviso


O Centro de Formação de Professores informa que a semana de Formação de 05 a 08/08/2013 foi suspensa. Não haverá formação para professores do C I (1º, 2º, 3º ano).  A suspensão foi necessária em virtude da convocação dos formadores para o Curso de 24h  oferecido pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa- MEC/UFPA.
Retomaremos a formação na semana de 19 a 22/08/2013.




Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...