sexta-feira, 4 de março de 2011

COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARTICIPAM DO PROJETO EXPERTISE


No último dia do mês de fevereiro, segunda-feira (28), aconteceu, no Centro de Formação de Professores – SEMEC, a formação mensal dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Belém, com o objetivo de orientar os coordenadores para que acompanhem os estudos dos professores na HP e as demais ações do Projeto Expertise em Alfabetização na escola.

A meta do projeto é alfabetizar os alunos em um ano. Para isso foram feitos estudos com os coordenadores a partir dos eixos: avaliação da aprendizagem, didática da alfabetização e planejamento, destacando o papel do coordenador para criar condições que favoreçam a melhoria da prática docente e o processo de aprendizagem dos alunos de CI.

O que foi abordado foi bem compreendido pelos coordenadores, conforme destacou uma das participantes da formação que escreveu ao final do encontro, dizendo que “o compromisso com o Projeto Expertise em Alfabetização leva-nos ao alcance do desafio de alfabetizar todas as crianças. Quero sim participar das formações para acompanhar o trabalho dos professores”, reafirmando que “gostamos muito das sugestões”.

A formação teve duração de 4 horas e foi realizada em dois turnos, com início às 8h e 14h. No total, participaram do encontro 94 coordenadores pedagógicos. Em março, novamente, a formação dos coordenadores será dia 28 (segunda-feira), nos dois horários.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Formação CI 3o ano

PROFESSORES DE CI 3º ANO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PROJETO EXPERTISE

De 21 a 24 de fevereiro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realizou 12 encontros (4 horas) do Projeto Expertise em Alfabetização, em três turnos, para atender ao horário da HP dos professores, com início às 7h30, 11h30 e 15h. A pontualidade aos encontros foi um dos aspectos discutidos no contrato didático com os professores, mediante a exposição dos objetivos, metas e metodologia da formação.

No encontro, os professores participaram de dinâmicas para o trabalho didático com o nome dos alunos e calendário, destacando a necessidade de se propor atividades com as letras do alfabeto e os numerais, além de trabalhar conceitos de identidade e tempo, neste início do ano letivo.

A formação incluiu também estudo de texto sobre leitura e vídeo com o diagnóstico inicial da alfabetização com a avaliação da escrita da criança. No final, foi feito planejamento de sequência didática com o campo semântico: carnaval, tendo como ponto de partida o estudo do texto.

Este tema foi escolhido como campo semântico para o planejamento de atividades de leitura, escrita e matemática, porque tem um significado cultural forte, que mobiliza e encanta as pessoas, com sua alegria e animação, sobretudo as crianças que assistem à TV e participam desta festa popular no bairro. "Isso motiva o aluno a estudar", acredita a equipe de formadores do Expertise.

Nos quatro dias, participaram da formação 181 professores de CI 3º ano. Parte destes professores já participou do Projeto no ano passado. No entanto, de acordo com a coordenadora do Centro de Formação de Professores, profa. Lorena Trescastro, "em 2011 a participação dos professores na formação do Projeto Expertise, em relação a 2010, teve um aumento de mais de 30%".

No mês de março, a formação para os professores de CI 3º ano será de 21 a 24, novamente em três horários, quando os professores trarão a avaliação diagnóstica dos alunos em matemática, escrita de palavras e texto. A análise do desempenho dos alunos na avaliação servirá de base para a seleção de atividades que os façam avançar no processo de aprendizagem.

Texto: Grupo-base/ECOAR

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...