O primeiro encontro iniciou com uma dinâmica de apresentação utilizando fósforo, seguida da leitura de uma poesia, como uma metáfora para refletir sobre o aproveitamento do tempo e a estratégia adequada para a aprendizagem do aluno. A intenção foi “acender a chama do conhecimento”.
Em seguida, foi solicitado aos professores que escrevessem um texto próprio sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A análise do conteúdo do escrito, pelos formadores, servirá de diagnóstico das necessidades didáticas dos professores para orientar a pauta dos conteúdos que serão estudados nos próximos encontros.
Os temas estudados pelos professores em março foram: Avaliação para a aprendizagem, Provinha Brasil, Instrumentos de avaliação em escrita e matemática, Leitura e escrita de texto e Jogos para o ensino da matemática.
Na formação, foi entregue aos professores o compêndio de textos Expertise em Alfabetização, com orientações didáticas para subsidiar o estudo nas HPs e o planejamento das aulas para melhorar a alfabetização dos alunos nas escolas municipais de Belém.
Esta é mais uma ação que o Programa ECOAR vem desenvolvendo para contribuir com o trabalho das escolas. A formação é para os professores, mas o foco principal é a alfabetização e o letramento dos alunos.